data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Seguindo as orientações dos órgãos de Saúde, e respeitando os decretos do governo do Estado de evitar aglomerações, assim ajudando a prevenir a disseminação do novo coronavírus, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu os atendimentos presenciais nas agências FGTAS/Sine até o próximo dia 15 de abril.
Os servidores estarão em regime de teletrabalho e os trabalhadores que necessitarem dos serviços poderão utilizar os serviços digitais, disponibilizados pelo governo como alternativa durante a quarentena.
Alguns dos serviços podem ser acessador pelos aplicativos - disponíveis na Play Store (android), na App Store (iOS) e no Google Play - e outros podem ser consultados através de sites.
COMO ACESSAR OS SERVIÇOS ONLINE
Seguro-Desemprego
- Site - servicos.mte.gov.br
No vídeo (abaixo) produzido pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal, um passo a passo explica como o trabalhador por encaminhar o seguro-desemprego:
Carteira de Trabalho
- Aplicativo: CTPS Digital
Vagas de emprego
- Aplicativo: Sine Fácil
Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia
- Telefone - 158
Maiores informações
- Pelo site - www.fgtas.rs.gov.br
Dúvidas, esclarecimentos e informações
- E-mail: fgtas@fgtas.rs.gov.br
Conforme a 'Jornada Digital do Seguro-Desemprego' o trabalhador não precisa mais ser atendido, presencialmente, em uma unidade de atendimento para solicitar o seguro.
"Os trabalhadores ficam desobrigados de comparecer em um posto de atendimento e será possível requerer seu seguro-desemprego por meio de acesso digital, de forma fácil, intuitiva, moderna e compreensível", explica a cartilha divulgada pela secretaria Especial da Previdência e Trabalho.
De acordo com o agente de desenvolvimento Social da FGTAS Região Central do RS e coordenador interino da agência Sine Santa Maria, André Agne Domingues, os agendamentos que já haviam sido feitos irão ser atendidos quando a agência voltar a atender ao público presencialmente. Ele explica que a ordem dos atendimentos será respeitada de acordo com a ordem que os agendamentos foram realizados. Porém, quem quiser fazer a solicitação pelo aplicativo não precisará esperar pela normalização do atendimento presencial.