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Saiba como solicitar o seguro-desemprego durante a quarentena

Laíz Lacerda

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Seguindo as orientações dos órgãos de Saúde, e respeitando os decretos do governo do Estado de evitar aglomerações, assim ajudando a prevenir a disseminação do novo coronavírus, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu os atendimentos presenciais nas agências FGTAS/Sine até o próximo dia 15 de abril. 

Os servidores estarão em regime de teletrabalho e os trabalhadores que necessitarem dos serviços poderão utilizar os serviços digitais, disponibilizados pelo governo como alternativa durante a quarentena. 

Alguns dos serviços podem ser acessador pelos aplicativos - disponíveis na Play Store (android), na App Store (iOS) e no Google Play - e outros podem ser consultados através de sites. 

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS ONLINE
Seguro-Desemprego

No vídeo (abaixo) produzido pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal, um passo a passo explica como o trabalhador por encaminhar o seguro-desemprego:


Carteira de Trabalho

Vagas de emprego

Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia

  • Telefone - 158

Maiores informações

Dúvidas, esclarecimentos e informações

Conforme a 'Jornada Digital do Seguro-Desemprego' o trabalhador não precisa mais ser atendido, presencialmente, em uma unidade de atendimento para solicitar o seguro.

"Os trabalhadores ficam desobrigados de comparecer em um posto de atendimento e será possível requerer seu seguro-desemprego por meio de acesso digital, de forma fácil, intuitiva, moderna e compreensível", explica a cartilha divulgada pela secretaria Especial da Previdência e Trabalho.

De acordo com o agente de desenvolvimento Social da FGTAS Região Central do RS e coordenador interino da agência Sine Santa Maria, André Agne Domingues, os agendamentos que já haviam sido feitos irão ser atendidos quando a agência voltar a atender ao público presencialmente. Ele explica que a ordem dos atendimentos será respeitada de acordo com a ordem que os agendamentos foram realizados. Porém, quem quiser fazer a solicitação pelo aplicativo não precisará esperar pela normalização do atendimento presencial. 

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