serviço

Saiba como solicitar o seguro-desemprego durante a quarentena

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Seguindo as orientações dos órgãos de Saúde, e respeitando os decretos do governo do Estado de evitar aglomerações, assim ajudando a prevenir a disseminação do novo coronavírus, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu os atendimentos presenciais nas agências FGTAS/Sine até o próximo dia 15 de abril. 

Os servidores estarão em regime de teletrabalho e os trabalhadores que necessitarem dos serviços poderão utilizar os serviços digitais, disponibilizados pelo governo como alternativa durante a quarentena. 

Alguns dos serviços podem ser acessador pelos aplicativos - disponíveis na Play Store (android), na App Store (iOS) e no Google Play - e outros podem ser consultados através de sites. 

COMO ACESSAR OS SERVIÇOS ONLINE
Seguro-Desemprego

No vídeo (abaixo) produzido pela Superintendência Regional do Trabalho no Distrito Federal, um passo a passo explica como o trabalhador por encaminhar o seguro-desemprego:


Carteira de Trabalho

Vagas de emprego

Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia

  • Telefone - 158

Maiores informações

Dúvidas, esclarecimentos e informações

  • E-mail: fgtas@fgtas.rs.gov.br

Conforme a 'Jornada Digital do Seguro-Desemprego' o trabalhador não precisa mais ser atendido, presencialmente, em uma unidade de atendimento para solicitar o seguro.

"Os trabalhadores ficam desobrigados de comparecer em um posto de atendimento e será possível requerer seu seguro-desemprego por meio de acesso digital, de forma fácil, intuitiva, moderna e compreensível", explica a cartilha divulgada pela secretaria Especial da Previdência e Trabalho.

De acordo com o agente de desenvolvimento Social da FGTAS Região Central do RS e coordenador interino da agência Sine Santa Maria, André Agne Domingues, os agendamentos que já haviam sido feitos irão ser atendidos quando a agência voltar a atender ao público presencialmente. Ele explica que a ordem dos atendimentos será respeitada de acordo com a ordem que os agendamentos foram realizados. Porém, quem quiser fazer a solicitação pelo aplicativo não precisará esperar pela normalização do atendimento presencial. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Associação Amigos do Fusca distribui cestas básicas e itens de higiene e limpeza

Apesar do início chuvoso, semana terá tempo seco e temperatura baixa Próximo

Apesar do início chuvoso, semana terá tempo seco e temperatura baixa

Geral